terça-feira, 17 de abril de 2012

Missa marca reabertura da Igreja do Rosário dos Pretos


Fonte: A TARDE On Line

Emoção, devoção e fé foram os destaques da missa que marcou a reabertura da Igreja do Rosário dos Pretos, no largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, na manhã deste domingo, 15, por volta das 10h.
De longe era possível observar a emoção dos devotos ao carregarem as imagens dos santos Antônio e Benedito e das santas Bárbara, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário na procissão que saiu da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, em Santo Antônio e seguiu em  direção à Igreja, no Terreiro de Jesus.
As imagens ficaram expostas para a visita de devotos e turistas. A aposentada Maria José Gonzaga, 74 anos, estava na Igreja antes mesmo de chegar a procissão. “Já fui da irmandade e tive graças alcançadas”, comenta.
O pedreiro João Alves, 29 anos, chegou cedo e garantiu lugar na primeira fileira da Igreja. “Me emociono com a alegria de todos, além da fé, que, para mim, move montanhas”, diz.
É a fé que envolve a aposentada Isabel Machado da Cruz, 100 anos, que há 40 faz parte da irmandade e prestigia as celebrações. “É momento de alegria e emoção”, afirma.
Durante a homilia, o padre Gabriel dos Santos comentou sobre a reabertura após reformas. “Foram dois anos e dez meses de portas fechadas. Independente de pele, da cor, do credo e da classe social, estamos aqui para celebrar todos juntos”, acrescentou.

História - Construída no século XVIII por negros e escravos do período colonial, a Igreja do Rosário dos Pretos é uma igreja católica com uma irmandade constituída desde 1685. Foi erguida com arquitetura Neoclássica, Rococó e Barroca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário