terça-feira, 17 de abril de 2012

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é recuperada pelo IPAC na BA


Fonte: G1.com

Igreja passou um ano e meio fechada para restauro.
Edificação abriga uma das 1ª Irmandades negras do Brasil.

Após um ano e meio fechada para restauro, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Largo do Pelourinho, se prepara agora para a reabertura, neste domingo (15) em uma missa para a comunidade.
Erguida pelos escravos, há 326 anos, a Igreja abriga uma das primeiras irmandades de negros criadas no Brasil. Centenas de anos depois a Igreja está entre as mais famosas de Salvador e que recebe também as celebrações no dia de Santa Bárbara.

Restauro
 
O teto ganhou forro em fibra de vidro para evitar infiltração e proteger as pinturas. Os azulejos que contam histórias bíblicas também foram restaurados. Altar, gradis de ferro e piso foram recuperados. E até imagens sacras, históricas e raras, como a de Nossa Senhora do Rosário foram restauradas. A acessibilidade também foi pensada. Um elevador foi instalado para facilitar o acesso de deficientes à parte superior da Igreja, onde futuramente deve ser criado um Museu da Irmandade. Para os membros da irmandade, a reforma ajuda a manter vivas história e tradições!
“Nós estamos nos sentindo mais confortados e alegres de retornar a nossa casa e fazermos as nossas festas, com o brilhantismo que nós sempre fazemos” disse o prior da igreja, Ubirajara Santa Rosa.
A obra teve um custo total de R$ 2 milhões e foram coordenadas pelo o Instituto de Patrimônio artístico e cultural (IPAC). A meta agora é fazer reformas menores em outros pontos da Igreja.
“Vai ser feito um sistema de drenagem para que o esgoto seja escoado e vai ser feito também um fechamento de vidro para proteção do elevador que foi colocado agora, além de restauração de outras imagens”, afirmou o arquiteto e fiscal da obra, Cássio Sales.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário